Suspeito de chefiar facção criminosa que atua em Castelo dos Sonhos (PA) é preso no MT

Suspeito de chefiar facção criminosa que atua em Castelo dos Sonhos (PA) é preso no MT

Foto – Reprodução

Homem fugiu em 2023 da delegacia de Novo Progresso, no sudoeste paraense, enquanto aguardava transferência para o presídio.

Suspeito de chefiar facção criminosa que atua em Castelo dos Sonhos (PA) é preso no MT.

Loriano Batista de Brito, conhecido como “Fernando ” Fugiu em 2023 da cadeia de Novo Progresso | PA, ele foi preso em assentamento no Mato Grosso

A Polícia Civil de Castelo dos Sonhos, com o apoio operacional da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT) e a colaboração da Inteligência do DENARC/PA, prendeu nesta quinta-feira (19) Loriano Batista de Brito, conhecido como “Fernando ”, líder do Comando Vermelho (CV) na região de Castelo dos Sonhos, sudoeste do Pará. A prisão ocorreu na zona rural de Paranaíta, no Mato Grosso, a cerca de 585 km de Castelo dos Sonhos.

Histórico de crimes e liderança criminosa

Loriano acumulou uma extensa ficha criminal, com crimes praticados em diferentes estados da região. Ele já foi condenado por homicídio em Alta Floresta (2007), tráfico de drogas (2012) e roubo a banco (2017). Nos últimos anos, a atuação criminosa se intensificou no Castelo dos Sonhos, onde foi identificada como um dos principais articuladores do tráfico de drogas e mandantes de homicídios. Contra ele, havia dois mandados de prisão preventiva em aberto, expedidos pela comarca de Novo Progresso/PA, por tráfico de drogas (2023) e por ser o mandante de um homicídio qualificado tentado (2024).

Além disso, Loriano foi apontado como o responsável por ocupar cargas de alto escalonamento no Comando Vermelho na região, sendo identificado como o número 1 no comando da facção em Castelo dos Sonhos, com atribuições de “Torre” e “Disciplina Geral” desde 2018.

Fuga e recaptura

Em 2023, Loriano fugiu da Delegacia de Novo Progresso enquanto aguardava transferência para um presídio de segurança máxima. Segundo as investigações, a fuga foi facilitada por membros do Comando Vermelho, em razão da sua forte influência dentro da organização criminosa. Durante a fuga, ele havia sido preso em flagrante com uma grande quantidade de drogas.

Com sua captura, a Polícia Civil busca desarticular o núcleo do tráfico de drogas e a prática de outros crimes graves na região. Loriano foi detido sem resistência e tramitação para procedimentos legais, sendo posteriormente transferido para uma unidade prisional.

O impacto da ocupação

A prisão de Loriano Batista de Brito é um marco importante no combate à criminalidade na região de Castelo dos Sonhos. A operação é um exemplo de integração entre diferentes forças de segurança, que resultou na detenção de um dos principais líderes do Comando Vermelho no Pará. O trabalho conjunto entre as polícias do Pará e do Mato Grosso reflete o compromisso em garantir a segurança da população e combater organizações criminosas.

Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso com informações da Polícia Civil-MT, em 20/12/2024/09:30:33

Veja Também