Por: Joel de Aquino / Pagina do Nortãol
O prédio da Câmara Municipal de Colíder, passou por uma ampla reforma principalmente no telhado, onde foi disponibilizado estrutura metálica em toda cobertura do prédio, oferecendo com isso maior segurança e conforto aos usuários e servidores.
O objetivo era de restaurar o espaço e trazer mais comodidade aos vereadores, servidores e visitantes que ocupam o espaço ou circulam pelo local.
Partiu do atual presidente José Moreira, e essa reforma contemplou o prédio que fica situado na parte central da cidade, próximo de vários outros órgãos públicos.
Essa localização acaba facilitando a vida das pessoas que utilizam os demais órgãos nas imediações da câmara, e essa proximidade faz com que as pessoas constantemente visitam a casa de leis.
Essa reforma era esperada a muito tempo, não só pelos vereadores e funcionários, mas também por aquelas pessoas que utilizam o espaço físico da câmara, como também aqueles que semanalmente acompanham as sessões onde são votados matéria de interesse da população
Construída em 93/94, na gestão do ex-vereador e ex-presidente da Casa, Henrique Kastner Neto, o prédio até então, não havia passado por uma restauração tão ampla em suas estruturas física, elétrica e hidráulica. Houve adequações, reparos, pintura, mas é a primeira vez que passou por uma reestruturação total em sua cobertura e com um novo projeto elétrico, com todas essas melhorias o valor chegou a R$ 482.000,00.
Durante o período da restruturação as sessões aconteceram, mas foi necessário um certo sacrifício por parte dos vereadores e servidores, e necessitou também restringir a participação de populares acostumado a assistir as sessões no recinto da câmara.
História – A Câmara Municipal de Colíder, foi instalado no município na década de 80. Nessa época, os municípios de Itaúba, Nova Canaã, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte ainda faziam parte do território de Colíder, os primeiros vereadores foram os senhores José Geraldo, Eugenio Carrara Neto, Francisco de Assis, José Luiz da Silva, sendo o primeiro Presidente o senhor Armezindo Luiz Cardoso