Pais, Mercado e Coração: Quem Decide o Futuro?

Pais, Mercado e Coração: Quem Decide o Futuro?

Pais, Mercado e Coração: Quem Decide o Futuro?

*LUIZ FERNANDO FERNANDES

 

O que você vai ser quando crescer? Quem nunca ouviu essa pergunta, não é mesmo, ou então, quem nunca fez esta pergunta. Interessante que isso às vezes acontece mesmo antes de que tenhamos entendimento ou cognição para que a resposta aconteça ou faça sentido. É aquele caso da criança que acabou de nascer e o pai anuncia, chegou o futuro médico da família, ou o futuro engenheiro e por aí vai. Estaria o nosso futuro sendo selado neste momento?

Quer ver outro exemplo. O menino nasce e o pai fala, esse vai torcer para o time tal, geralmente o time do coração do pai. Palavras com certeza tem poder e na maioria dos casos refletem o que estamos sentindo ou pensando. Daí vem a vida e nos mostra que tudo não passa de ilusão. Sou eu refletindo no outro meus sonhos e minhas vontades. O futuro médico ou engenheiro pode se transformar num jornalista, artista, as possibilidades são infinitas. O time do coração do filho pode ser o time rival do pai, e assim as coisas vão se definindo.

O filho do medalhista olímpico pode detestar esportes. Não podemos roubar de nossos filhos a capacidade deles viverem seus próprios sonhos, suas verdades. Por que de forma direta podemos impedi-los de ocupar o lugar deles no mundo e obrigá-los a viver o sonho que desistimos ou que não tivemos coragem de viver.

Assim, muitos começam a viver uma vida repleta de frustrações e enganos. Para honrar os pais se lançam em carreiras cheias de sucesso financeiro e vazias de satisfação e plenitude. Neste viés se transformam em profissionais infelizes, descontentes mesmo com os mais relevantes resultados. O artista preso no corpo de um advogado. O jornalista preso no corpo de um programador de computador. O padre preso dentro do corpo de um empresário. Não importará o sucesso ou o destaque que essa pessoa irá conseguir, lá no fundo de sua alma ele sempre estará infeliz ou pelo menos questionando as escolhas que fez.

Agora, além de lidar com a pressão familiar, temos ainda o mundo nos dizendo para fazermos isso, focarmos naquilo. Palavras como automação, mudanças culturais e avanços tecnológicos lançam a todos nós em direção a um novo e desconhecido universo de escolhas onde a satisfação pessoal é totalmente ignorada. O caminho apresentado é claro, precisamos nos reinventar, estar atentos às mudanças, nos realinhar ao mercado, somos lançados numa direção onde mais do que nunca seremos obrigados a ouvir a voz da razão e o coração ficará mais uma vez de lado. Como poderemos vencer essa voz que ecoa em nossa mente.

O pai quer que o filho seja engenheiro mecânico, o mercado diz para ele investir numa formação de Engenheiro de Software especializado em Blockchain, mas ele mesmo gostaria de trabalhar em outro segmento. Quem vai vencer essa queda de braço?

Fiz uma pesquisa e descobri algumas questões que talvez podem nos distanciar ainda mais da tão sonhada satisfação pessoal. Profissões que estão sendo apresentadas para todos aqueles que acreditam e buscam o sucesso a qualquer preço, mesmo que precisem fazer algo que não gostem. Separei para você algumas dicas de caminhos que podem ser seguidos. Vou me ater há três categorias apenas: tecnologia, meio ambiente e educação, mas é claro que a lista pode ser interminável.

Tecnologia e Digital

●     Cientista de Dados

●     Especialista em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning

●     Engenheiro de Software especializado em Blockchain

●     Desenvolvedor de Aplicativos Mobile

●     Especialista em Cibersegurança

●     Analista de Experiência do Usuário (UX)

●     Gestor de Comunidade de Games (eSports)

●     Especialista em Realidade Virtual e Aumentada (VR/AR)

Meio ambiente e sustentabilidade 

●     Gestor de Sustentabilidade

●     Consultor em Energias Renováveis

●     Especialista em Economia Circular

●     Designer de Produtos Sustentáveis

●     Agricultor Vertical (técnicas urbanas e alta tecnologia)

 

Educação e Desenvolvimento Pessoal

●     Designer Instrucional (Educação Online)

●     Coach de Carreira e Vida

●     Criador de Conteúdo Educacional (YouTuber, Podcaster)

●     Mentor em Habilidades do Futuro (soft skills e resiliência)

Como podemos ver, o mundo mudou mesmo é um caminho sem volta. Como já passei dos 50 já tenho saudade de muitas profissões que desapareceram e tenho tristeza por muitas que estão e vão desaparecer em breve. ASDFG, tem muita gente que não sabe o que é isso, mas quem não tinha um curso de datilografia no passado não se colocava no mercado, era obrigatório, enfim, de fato as coisas estão mudando a uma velocidade impressionante.

Espero que você se encontre nas muitas opções que o futuro nos reserva. Que você encontre amor e coloque seu coração em tudo que for fazer. Que não se deixe levar pelos desejos daqueles que te cercam e tão pouco pelas promessas de ganhos neste ou naquele segmento. Que você se atire de corpo e alma naquilo que de fato ressoe com você. A vida é muito curta para sermos infelizes. Você fecha os olhos e a sexta-feira já chegou, pisca e lá está a segunda-feira de novo. Então faça valer a pena, se divirta nesta passagem por este planeta, por este lugar em que você se encontra.

Vá viver sem arrependimentos, sem neuras, escute a voz que está dentro de você e seja feliz.

 

1

*Luiz Fernando é jornalista em Cuiabá, palestrante, terapeuta holístico e criador do método CURE que auxilia no tratamento para a bipolaridade. @luizfernandofernandesmt (FALE COM O LUIZ)

 

 

Veja Também