PONTES E LACERDA
Por Romilson Dourado
Oposição erra na estratégia de carimbar como poste candidato de Alcino que, ao contrário do que se imaginava, se beneficia da popularidade do prefeito
Primeira, a campanha começou com cinco candidaturas e terminou com três – Kirrarinha (PSD) e coronel Sandro (Podemos) foram barrados pela Justiça Eleitoral.
Segunda – As oposições não souberam contrapor o candidato lançado pelo prefeito Alcino Barcelos, o empresário bolsonarista Jakson Bassi (PL), que se elegeu com 71,17% dos votos válidos (16.634).
Jakson, nome até então desconhecido da população, foi explorado como espécie de “poste de Alcino”, pelos concorrentes opositores, especialmente pelo pecuarista milionário com R$ 25 milhões declarados, Dito Braga (PRD). Mas, o efeito-poste, buscando desqualificar e desgastar o bolsonarista Jakson, acabou por ajudá-lo eleitoralmente por causa da alta popularidade de Alcino. Na prática, o eleitorado de Pontes e Lacerda preferiu eleger o que se chamou de “poste” por representar a continudade da gestão de oito anos de Alcino.