Fonte: Diario do Norte – Pagina do Nortão
Foto – Divulgação
Requerimento na ALMT visa apurar impactos do rebaixamento do reservatório que secou trechos do Rio Teles Pires e causou mortandade de peixes.
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) protocolou requerimento nesta quarta-feira (20.8) para criação de uma Câmara Setorial na Assembleia Legislativa de MT que investigue as falhas estruturais da usina hidrelétrica de Colíder. A medida surge após a Eletrobras e COPEL detectarem defeitos em 4 dos 70 drenos da barragem, o que levou ao rebaixamento emergencial do reservatório.
O esvaziamento preventivo – destinado a evitar riscos à população – secou trechos do Rio Teles Pires, causou mortandade de peixes e prejuízos a marinas, pousadas e pesqueiros. Diego Guimarães, que visitou a região, afirmou: “Jamais vamos questionar a medida de segurança, mas o esvaziamento trouxe danos graves que exigem reparação”.
A câmara setorial acompanhará os impactos socioeconômicos e ambientais, cobrando da Eletrobras soluções para os estragos já identificados. O deputado busca assinaturas de colegas para formalizar o grupo e não descarta envolver o Governo Federal caso necessário.
Foto – Reprodução ( Rede Social )
Fonte: Diario do Norte – Pagina do Nortão