“De Casa em Casa, de Bairro em Bairro: A sopa que fortalece nossa gente”

“De Casa em Casa, de Bairro em Bairro: A sopa que fortalece nossa gente”

Por: Joel de Aquino – Pagina do Nortão

“De um lado, um projeto consagrado. Do outro, uma nova esperança. Em Colíder, a sopa também é um ato de fé.”

Em Colíder, duas iniciativas sociais mostram que a solidariedade é capaz de transformar comunidades inteiras — com fé, persistência e amor ao próximo. A tradicional Casa da Sopa, no bairro Bom Jesus, e o nascente Sopa da Fé, no bairro Celídio Marques, são exemplos vivos de como uma simples sopa pode alimentar não só o corpo, mas também a esperança.

A Casa da Sopa, presidida pela querida Dona Cida Alvim, servidora aposentada do Poder Judiciário, é referência de compromisso social. Com o apoio de um grupo de senhoras voluntárias, Dona Cida coordena um verdadeiro centro de acolhimento no Bom Jesus, oferecendo alimentação, aulas de reforço escolar e apoio espiritual às crianças e famílias atendidas. O projeto, que hoje também conta com o apoio do poder público municipal, foi fundado há alguns anos por José Maria, servidor público da Câmara Municipal, que idealizou uma ação comunitária que hoje impacta vidas com dignidade e constância.

Inspirado nessa história de sucesso, nasceu no bairro Celídio Marques o Sopa da Fé – Projeto Celídio Marques, coordenado pela Associação de Desenvolvimento dos Bairros de Colíder, com forte apoio da Web Rádio Pioneira, que atua como parceira na divulgação, mobilização e realização das ações sociais. A sopa com fé é distribuída sempre às quintas-feiras, a partir das 17h, diretamente na sede da Web Rádio Pioneira, onde se concentra o atendimento às famílias, especialmente crianças e idosos.

Para a próxima quinta-feira, dia 12, deverá estar presente no B. Celidio Marques a primeira-dama do município, que foi convidada a conhecer de perto o projeto e também participar do programa “Nortão em Movimento”, que vai ao ar  “de segunda a sexta-feira”, transmitido pela Web Rádio Pioneira. A expectativa é fortalecer o diálogo entre o poder público e a comunidade local, gerando futuras parcerias.

“A Casa da Sopa é uma inspiração para todos nós. O que fazemos aqui é pequeno ainda, mas sonhamos em, um dia, também oferecer oficinas, reforço escolar e muito mais para nossas crianças. Temos fé de que vamos crescer com o apoio de quem acredita na transformação social”, disse um dos coordenadores do Sopa da Fé.

Mais do que comida quente, esses dois projetos representam a força da comunidade, o valor da união e o poder transformador da fé e da solidariedade. Em tempos difíceis, eles mostram que é possível fazer muito com pouco — quando se tem boa vontade e amor ao próximo.

Foto – Arquivo (Web Radio Pioneira)  

Foto – Arquivo (Web Radio Pioneira)  

 

Por: Joel de Aquino – Pagina do Nortão

Veja Também