Comunicadores locais: a voz da comunidade através de site e de web rádio

Comunicadores locais: a voz da comunidade através de site e de web rádio

Por: Joel de Aquino – Pagina do Nortão 

Foto – Reprodução  

Profissionais e voluntários que atuam em meios de comunicação comunitários desempenham papel essencial na informação, valorização local e prestação de serviço à população

Em tempos de excesso de informação nas redes sociais e veículos de comunicação de massa distantes da realidade local, ganha ainda mais importância o papel daqueles que comunicam diretamente com o povo — especialmente através de sites locais e web rádios. Em municípios como Colíder, por exemplo, esses profissionais têm sido verdadeiros pilares na divulgação de informações relevantes e na construção de um elo entre a população e os acontecimentos da cidade.

Escrever em um site ou falar ao microfone da web rádio vai muito além de relatar fatos. É uma missão de responsabilidade social. O comunicador precisa checar informações, ouvir as diferentes versões, respeitar os fatos e, principalmente, valorizar a verdade. É ele quem destaca o que acontece no bairro, no setor de saúde, educação, obras, cultura, esportes, além de prestar contas da atuação dos poderes públicos.

Para quem atua nessa área, o compromisso deve ser com a imparcialidade, a ética e o interesse público. Não se trata apenas de “noticiar”, mas de construir pontes entre o cidadão e o poder, entre as necessidades da comunidade e as respostas das autoridades.

Além disso, esses profissionais geralmente atuam em múltiplas frentes: registram eventos, entrevistam moradores, organizam debates e muitas vezes colaboram com ações sociais e educativas. Eles também são responsáveis por destacar bons exemplos, como a atuação de vereadores, lideranças de bairro, professores, músicos e pioneiros da cidade.

Com a chegada da tecnologia e a facilidade de acesso à internet, a web rádio e os sites locais se transformaram em verdadeiras trincheiras da comunicação cidadã. E os comunicadores, muitas vezes voluntários, seguem firmes, mesmo diante de dificuldades técnicas ou financeiras, sempre com o objetivo de levar conteúdo de qualidade ao seu povo.

Conclusão:
É preciso valorizar cada profissional ou colaborador que escreve, divulga e comunica com responsabilidade nos meios digitais de Colíder. Eles são os olhos e ouvidos da comunidade, e sua atuação contribui diretamente para a construção de uma cidade mais informada, participativa e consciente.

Foto – Reprodução  

Foto – Reprodução  

Por: Joel de Aquino – Pagina do Nortão 

 

Veja Também