Por: Joel de Aquino – Pagiando Nortão
Foto – Ilustração
A Polícia Civil deflagrou, nesta sexta-feira, uma operação em Colíder para combater crimes de difamação e disseminação de fake news, especialmente durante o período da última campanha política. A investigação revelou que um suspeito vinha utilizando perfis de pessoas falecidas para espalhar informações falsas e ataques contra terceiros.
Operação Voz do Além
Batizada de “Operação Voz do Além”, a ação policial faz alusão ao método empregado pelos criminosos: a manipulação de perfis de falecidos para propagar desinformação e difamação. A investigação teve início após a denúncia de que mensagens ofensivas estavam sendo disseminadas por meio do aplicativo WhatsApp. Durante as apurações, os investigadores descobriram que os perfis utilizados nos ataques estavam registrados em nome de pessoas já falecidas, caracterizando o crime de falsidade ideológica.
Investigação e mandados
Para identificar os verdadeiros responsáveis pelos perfis falsos, a polícia empregou técnicas especiais de rastreamento e análise de dados. Com base nas provas obtidas, foram expedidos três mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos em diferentes endereços do município.
Durante a operação, uma pessoa foi conduzida à delegacia para prestar depoimento, mas foi liberada mediante pagamento de fiança. Dispositivos eletrônicos e documentos foram apreendidos e passarão por análise pericial para dar continuidade às investigações.
A polícia reforça que crimes de difamação e disseminação de fake news são passíveis de punição e alerta a população para não compartilhar informações sem verificar sua procedência.
Por: Joel de Aquino – Pagiando Nortão