Por: Cris Mattos – O Bom da Noticia
A fuga de duas detentas de alta periculosidade da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, ocorrida no último domingo (24), levou o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPPEN-MT) a alertar sobre o colapso do sistema prisional do Estado.
Segundo o sindicato, a unidade deveria abrigar 360 detentas, mas a realidade é de 470, incluindo 52 presos da Penitenciária Central do Estado (PCE). E, todas as presas são vigiadas por 9 policiais penais por plantão. O que ultrapassa o limite recomendado pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), que estabelece cinco detentos por policial para garantir condições mínimas de segurança.
Em nota, o sindicato ainda apontou que os policiais penais trabalham em condições precárias, sem equipamentos adequados, colocando em risco tanto os servidores quanto os próprios detentos.
Diante disso, cobra SINDSPPEN-MT cobra ações imediatas do poder público, como a convocação dos aprovados no último concurso, criação de postos estratégicos, manutenção dos sistemas de monitoramento e cumprimento rigoroso dos protocolos de segurança.
“Não aceitaremos que policiais penais sejam responsabilizados por falhas que não lhes cabem. O Estado, ao descumprir normas e recomendações técnicas, tornou-se cúmplice de um sistema que facilita o avanço do crime organizado, a entrada de ilícitos e a ocorrência de fugas”, destacou o sindicato.
Fuga em presídios
A fuga das duas presas de alta periculosidade da penitenciária feminina de Cuiabá, ocorreu no último domingo (17). Elas foram identificadas como Angélica Saraiva de Sá, 34 anos, conhecida como “Angeliquinha”, e Jéssica Leal da Silva, 36, apelidada de “Arlequina”.
Já na madrugada da última quinta-feira (14), seis presos fugiram do do Complexo Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande. Até o momento, apenas um dos detentos, Juliano Cavalcante Rodrigues, de 39 anos, foi recapturado em uma área de mata próxima à unidade penal.
Os outros cinco fugitivos foram identificados como: Sandro Teixeira dos Santos, de 38 anos, Edvaldo de França Almeida, de 39, Luan Augusto dos Santos Lima, 25, Ismael Mendes de Paula, 26 anos, e Bruno Fernandes de Souza Costa, de 24 anos.
Informações que possam ajudar na localização dos fugitivos devem ser repassadas às autoridades pelo disque-denúnica da Polícia Civil (197), ou (65) 98126-0185, de forma anônima.
Por: Cris Mattos – O Bom da Noticia