A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semuas) de Aripuanã alerta as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família para a necessidade de realizarem o acompanhamento de saúde até o dia 15 de dezembro. O procedimento é obrigatório para manter o benefício ativo e deve ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Quem deve comparecer?
O acompanhamento é voltado para:
Crianças menores de 7 anos: aferição de peso, altura e atualização da carteira de vacinação.
Mulheres de 14 a 44 anos: incluindo gestantes e nutrizes (mães que amamentam).
Documentos necessários
Para o atendimento, é indispensável apresentar:
Documentos pessoais;
Cartão do SUS.
Por que é importante?
O Bolsa Família exige o cumprimento de condicionalidades nas áreas de saúde e educação como forma de garantir a transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade. Entre essas exigências, está o acompanhamento regular nas UBSs, que deve ser feito a cada seis meses.
Sobre o Cadastro Único e o Bolsa Família
O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro que identifica as famílias de baixa renda no Brasil, permitindo o acesso a diversos programas sociais. Já o Bolsa Família é uma iniciativa federal de transferência de renda, cujo objetivo é auxiliar famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
Atenção ao prazo
A Semuas reforça que o não comparecimento pode resultar no cancelamento do benefício. As famílias devem procurar a UBS mais próxima de sua residência com urgência para regularizar a situação.
Para mais informações, as famílias podem entrar em contato diretamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social.