Ferrovia avança rumo ao Norte de MT e abre novas perspectivas para Colíder e toda a região, destaca Página do Nortão

22 de junho de 2026
TREM

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Redação: Pagina do Nortão

Autoridades federais, estaduais e representantes da Rumo participaram da inauguração do primeiro trecho da Ferrovia Estadual de Mato Grosso, obra considerada estratégica para o desenvolvimento do Estado.

Governo de Mato Grosso e Rumo inauguram primeiro trecho da maior ferrovia em construção do Brasil; projeto seguirá até Lucas do Rio Verde e promete revolucionar a logística do Estado

Foto: Reprodução (web) O desenvolvimento de Mato Grosso ganhou mais um importante capítulo neste sábado (20), com a inauguração do primeiro trecho da Ferrovia Estadual de Mato Grosso. A obra, considerada um dos maiores projetos de infraestrutura em andamento no país, representa um passo decisivo para transformar a logística estadual e fortalecer o crescimento econômico do Norte mato-grossense, região onde municípios como Colíder acompanham com expectativa os avanços do empreendimento.

A entrega ocorreu no município de Dom Aquino e marcou a conclusão dos primeiros 162 quilômetros da ferrovia, ligando Rondonópolis ao novo terminal ferroviário instalado às margens da BR-070. Nesta primeira etapa, os investimentos chegaram a R$ 5 bilhões.

Quando concluída, a ferrovia terá aproximadamente 740 quilômetros de extensão, conectando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por 16 municípios de Mato Grosso e contando ainda com um ramal estratégico para Cuiabá.

Para o governador em exercício, Otaviano Pivetta, a obra simboliza a capacidade de Mato Grosso em criar condições favoráveis para o desenvolvimento econômico e social.

“Mato Grosso é um exemplo do que o Brasil pode fazer. Enquanto a Rumo construiu 162 quilômetros de ferrovia, nós vamos concluir mais de 7 mil quilômetros de asfalto novo nas rodovias estaduais até o final do ano. Investimos R$ 28 bilhões em infraestrutura para melhorar a vida do nosso povo”, afirmou.

Pivetta também destacou a evolução fiscal e administrativa do Estado, ressaltando que Mato Grosso passou de uma situação considerada crítica para conquistar nota máxima na avaliação fiscal nacional.

Primeiros 162 quilômetros da Ferrovia Estadual já estão em operação entre Rondonópolis e Dom Aquino.

O presidente da Rumo, Pedro Palma, enfatizou que o projeto só se tornou realidade graças à união de esforços entre o setor público e a iniciativa privada.

“A visão de futuro é importante, mas ela não basta. É preciso conhecimento, parceria e coragem para transformar projetos em realidade”, declarou.

Durante a solenidade, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ressaltou a relevância estratégica da ferrovia para a economia brasileira.

“Essa ferrovia liga Mato Grosso ao Porto de Santos, reduzindo custos logísticos e aumentando a competitividade da produção brasileira”, afirmou.

O presidente do Conselho de Administração da Cosan, Rubens Ometto, classificou a ferrovia como uma das mais importantes iniciativas para a integração logística nacional.

“Esse projeto conecta a produção de Mato Grosso ao Porto de Santos e ao mundo. É a verdadeira ferrovia do grão, que também movimenta fertilizantes, algodão e a indústria do etanol”, destacou.

Impactos para o Norte de Mato Grosso: Embora o trecho inaugurado esteja localizado na região Sul do Estado, os reflexos positivos já são observados por produtores, empresários e lideranças do Norte de Mato Grosso. A previsão de chegada da ferrovia até Lucas do Rio Verde cria uma nova perspectiva para municípios da região, incluindo Colíder, que poderão se beneficiar de uma logística mais eficiente, redução de custos de transporte e maior competitividade para o agronegócio e demais setores produtivos.

A expectativa é de que a nova malha ferroviária contribua para impulsionar investimentos, gerar empregos e fortalecer o desenvolvimento regional nos próximos anos.

Terminal ferroviário de Dom Aquino recebeu investimentos bilionários e passa a integrar a nova rota logística de Mato Grosso.

Geração de empregos e desenvolvimento: As obras foram iniciadas em novembro de 2022 e mobilizaram mais de 65 empresas contratadas, além de cerca de 5 mil trabalhadores. Somente na construção do terminal ferroviário de Dom Aquino foram gerados mais de 800 empregos diretos e indiretos.

Para o prefeito de Dom Aquino, Carlim Amarelo, a chegada da ferrovia representa uma transformação histórica para toda a região.

“Estamos diante de uma obra que fortalece Mato Grosso e muda a história da nossa região. Dom Aquino passa a integrar uma importante rota logística nacional”, afirmou.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades federais, estaduais e municipais, entre elas senadores, deputados federais, deputados estaduais e prefeitos de várias regiões do Estado.

Página do Nortão

O Página do Nortão acompanha de perto os grandes investimentos que moldam o futuro de Mato Grosso. A chegada da Ferrovia Estadual representa uma das mais importantes obras estruturantes da história recente do Estado e poderá trazer benefícios diretos e indiretos para Colíder e todo o Norte mato-grossense, consolidando a região como uma das mais promissoras do agronegócio e do desenvolvimento nacional.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *